segunda-feira, 7 de março de 2011

Síndrome Egípcia

Como se sabe um dos motivos que levou à revolta no Egito foi a produção de petróleo do país, Egito nos últimos 40 anos foi um exportador de petróleo e isso foi  “mascarando” as diferenças sociais, apesar da má distribuição de riqueza, deu sempre para dar umas migalhas ao povo, até agora.

Egito_P

Vendo o gráfico, o Egito atingiu o pico de produção na década de 90, sendo que a produção a partir dai sempre desceu até aos dias de hoje. Analisando as exportações, à 15 anos atrás o Egito exportava 500mil barris/dia, a partir de agora vai ser importador devido ao decréscimo de produção(natural) e ao aumento exponencial do consumo(económico).

A síndrome não se fica só por este país, então vejamos quais são os próximos países que nos próximos anos se tornarão importadores de petróleo, devido a factores naturais e económicos idênticos ao do Egito.

*México(ver gráfico) atingiu o pico de produção em 2005, na altura exportava 2 milhões barril/dia, hoje em dia passou para metade, e com a queda acentuada de produção é expectável que nos próximos anos também o México se torne um importador.

*Equador, Argentina, Irão

Países que passaram por esta situação recentemente.

*Indonésia(ver gráfico), já é importador de petróleo desde 2003, apesar disso ainda está na OPEC

*Reino unido(ver gráfico) em 10 anos a produção passou de 3 para 1.5 milhões barris dia, e desde 2006 o Reino Unido é importador de petróleo.

Analisando agora os Países em desenvolvimento em conjunto, já que a situação de maior aumento do consumo se encontra nestes países, e ao mesmo tempo são os maiores exportadores.

Exportacao_petroleo

Preocupante! Onde é já se viu este gráfico? Pois nos exemplo anteriores, neste caso o consumo está a aumentar exponencialmente, ao contrário da produção que parece que está a estagnar ou mesmo decrescer, parece que é fácil prolongar um gráfico mentalmente e imaginar onde este gráfico irá para nos próximo 10 anos. Importante será dizer que estes países representam a produção de 50 milhões de barris diários cerca de 70% da produção mundial, e os únicos países exportadores que não pertencem aos países aqui representados são Rússia, Canada, Noruega, México, o ultimo destes será importador em breve, a Noruega já atingiu o pico da produção em 2001, resta Rússia e Canada que parecem ser os únicos que conseguirão manter as produções no futuro.

Concluindo, o Mundo desenvolvido está completamente dependente energeticamente dos países em desenvolvimento, que por sua vez estão a aumentar o seu consumo exponencialmente. O problema é, realmente quem é o dono do petróleo? Parece que é pouco provável que os países em desenvolvimento se mantenham na pobreza para que nós os ocidentais continuemos na boa vida, sendo eles os verdadeiros donos do ouro negro, a revoluções no mundo Árabe são a prova disso.

Artigos relacionados

Pico dos Alimentos

Porque nos devemos Preocupar com o Egipto

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...