sábado, 29 de janeiro de 2011

Porque nos devemos preocupar com Egipto

  O Egipto enfrenta um momento crítico como milhares de cidadãos a protestar contra o governo.Há uma possibilidade muito real do movimento de protesto, se transformar numa revolução que poderá formar um novo governo. E porque nos devemos preocupar com a situação que está a acontecer no Egito?

Os preços do petróleo

  Ontem o preço do petróleo subiu em poucas horas 4,3% devido as notícias da agitação no  Egito. Na verdade existem muito poucas reservas de petróleo bruto, a maior preocupação é que o Canal de Suez poderá cortar o transporte de petróleo bruto da região, ou que a agitação se espalhe para outros países do Médio Oriente produtores de 60% do petróleo Mundial.

O Canal de SuezCanal_Suez

  O Egipto, tem um ponto estratégico  para o transporte marítimo chamado Canal de Suez. Este liga o mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho e sem o canal, os navios são “obrigados” a percorrer todo o caminho em torno de África. A maioria do petróleo importado aos países do médio oriente, passa por este local, por isso mesmo  o canal de Suez tem uma importância econômica e estratégica vital.
  Se o governo egípcio cai no caos, poderá pôr em risco a continuação do funcionamento do canal, o abastecimento de petróleo e  de outras matérias primas poderá ser seriamente afectado
 

Estabilidade no Médio Oriente

  Existe grande preocupação que que se, os protestos políticos poderão transitar para outros países do Oriente Médio, que são considerados significativos para os mercados mundiais de petróleo como a Arábia Saudita, o maior produtor de petróleo no Mundo. Se isso acontecer segundo alguns analistas os preço do Crude pode subir até aos 120, 130 dollars, o que poderá causar uma nova recessão Mundial.Ver artigo completo

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...