quinta-feira, 31 de março de 2011

Pico do Petróleo/Pico do Tempo/Pico da Economia

Por momentos esqueçamos o pico do petróleo, é que existem pelo menos 2 derivados deste, que como o primeiro, já passaram e vão criar na sociedade ainda mais dificuldades na transição para outro modelo primeiramente energético e por consequência econômico e social.

crise_2011

Pico do Tempo

O pico do tempo já passou à anos, se analisarmos factos concretos e oficiais, segundo a EIA a produção convencional de petróleo,( isto quer dizer o petróleo barato em que a nossa sociedade baseou o crescimento dos últimos 100 anos), atingiu o pico de produção em 2006, juntando outro facto, de que uma transição para outra infraestrutura energética deve demorar pelo menos 20 anos para não se sentirem grandes tumultos, econômicos e sociais, fazendo contas deveríamos ter começado a preparar em 1986, desde ai já passaram 25 anos, já vamos um pouco atrasados, e o tempo está a contar e cada vez temos menos, o está a levar à degradação do sistema econômico e social.

Pico económico

Analisando algumas noticias, que vem circulando nos nossos meios de comunicação, em que se afirma que estes preços de petróleo, irão levar á um grande investimento em energias alternativas, bem isso é na teoria poética dos sistema econômico, a verdade é que estes preços do petróleo entre outro fatores estão a degradar a nossa economia, e estão a levar os países a fazer cortes extra em investimento na sociedade, para se poder pagar a banqueiros(estes aqui se é que não podem cair). Bem vamos a factos concretos :

Spain's financial crisis claims another victim: the solar power industry (Para quem não sabe a Espanha foi na ultima década dos países que mais investiu em energia Renovável, ao que parece a crise económica vai “matar” o investimento nos painéis solares que neste momento não são tão atrativos como a energia eólica no que toca a renováveis, portanto foram os primeiros a ser excluídos, impedido assim mais desenvolvimento nesta fonte).

Rationing of health services across Europe is inevitable(Bem, racionamento dos serviços de saúde na Europa devido á crise económica, se já não há dinheiro para proporcionar um dos mais importantes serviços sociais na Europa pelo menos, a saúde, será que esperamos que exista um forte investimento em painéis solares e turbinas Eólicas?

 

Artigos Relacionados

Renováveis Portugal

Pico dos Alimentos

2 comentários:

  1. Excelente alerta. Mas eu vou mais longe pois situo o petróleo em componentes que estão além dos combustiveis... Que acontecerá com preços incorportáveis de produtos asfálticos, tintas, vernizes? E os plásticos? Concebe um mundo sem sem isso?

    ResponderEliminar
  2. Exacto, existem muitas mais aplicações, que são infindáveis quase, os combustíveis são a grande fatia e a que mesmo assim ainda tem alguns substitutos teóricos, agora para outras aplicações nem substitutos teóricos existem.

    Eu dei o exemplo das fontes energética por são as que consomem mais petróleo, e as únicas para que há solução possível actualmente.Para medicamentos, fibras, plásticos para esses milhões de aplicações nem é possível investir em substitutos porque não os há.


    Saudações

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...