domingo, 23 de janeiro de 2011

Renováveis Portugal

  Não é todos os dias que podemos afirmar que o nosso país é um exemplo para o resto do mundo, mas no que toca à produção de electricidade a partir de energias renováveis.
  Portugal está no topo mundial em termos de percentagem de produção de electricidade limpa, e foi o país que mais evoluiu em termos percentuais nos últimos 5 anos, sendo varias vezes dado como exemplo no estrangeiro, de como é possível fazer a transição energética num curto espaço de tempo. 

Onde estávamos
   Em 2005 Portugal produzia , entre 17% e 20% da sua electricidade através de energia renovável, sendo grande parte desta gerada através da Hídrica , a energia eólica representava então menos de 1% da produção total de electricidade e a energia solar era praticamente inexistente.A produção de energia dependia em grande parte de Carvão importado. 

Evolução

 Portugal passou dos 17% em 2005 de electricidade produzida por energias renováveis para  36.5% em 2008 e 41.5% em 2009 , o tipo de produção que mais se investiu foi a energia eólica aumentando mais de 3 vezes o contributo desta fonte .Ver evolução de energia instalada aqui, evolução por recurso aqui






2010
 O ultimo ano registou um recorde máximo de produção eléctrica através de energias renováveis, se atendermos às fortes chuvas e vento que se verificou em Portugal no início de 2010 fez com que, 56,7% do total de energia eléctrica consumida foi de origem renovável, revela o presidente da APREN.
 Nas barragens produziram-se mais 6250 GWh do que em 2009 (comparando o mesmo período entre Janeiro e Agosto). Nas eólicas a produção também aumentou 1700 GWh em relação a 2009 e até a Micro-geração contribuiu com mais 1000 GWh. 

 Com este aumento de produção eléctrica proveniente de renovaveis, a produção baseada no carvão caiu 45% as eólicas produziram mais 20% de energia do que em 2009, o que, combinado com a descida da produção de energia a partir do carvão, fez com que a energia do vento seja, actualmente, terceira principal fonte de abastecimento eléctrico em Portugal, atrás da hídrica e das centrais de ciclo combinado a gás natural.

 Actualmente portugal ocupa o 3º lugar no Ranking Europeu de produção eléctrica Renovável, somente atrás da Suécia e Áustria , e lidera no países com maior evolução percentual de produção de energias renováveis.ver aqui

O lado menos positivo 

A aposta nas energias renováveis fez com que Portugal pague mais por a energia eléctrica , a factura aumentou 15% , e pagamos mais do que alguns países da U.E, mas tem que se compreender que energias baratas levam ao consumo desenfreado, e tornam a situação insustentável.

Eficiência energética apesar do aumento nas energias limpas, o consumo total também aumentou entre 2009 e 2010  o consumo aumentou 5.5%, o que torna o pais menos eficiente, se não fosse este factor talvez o País  pudesse ter ainda melhores números em relação a energia renováveis.

Metas para o futuro
 Espera-se que Portugal em 2020 alcance a produção eléctrica renovável entre 65% e 80% ,como meta para a energia eólica espera-se que chegue 8500 MW em 2020 o dobro da produção actual, 1500 MW de solar térmico e fotovoltaico (actualmente 75MW) o que permitirá uma poupança anual de cerca de 30 milhões de barris de petróleo.Avançar com uma nova fileira na área da geotérmica, de 250 MW, até 2020, e a Rede de carregamento de carros electricos pronta até meados de 2011

Enhanced by Zemanta

2 comentários:

  1. Obrigada pela visita ao Sustentabilidade é Acção, por um lado pelo comentário acertado, e por outro porque me permitiu vir aqui ter.

    O pico do petróleo é assunto que por lá falo de vez em quando, mas como o blogue é muito "generalista", não dá para aprofundar (nem tenho conhecimentos para isso).

    Assim, fico muito contente que tenha avançado com um blogue nesta temática, em língua portuguesa.

    Muitos parabéns pelo blogue e espero que venha a ter muitas visitas, pois este assunto é demasiado importante para andar "esquecido", o que acontece na comunicação social.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, por o incentivo, e por o add.
    Fiz o blogue exactamente por isso, existem muitos poucos blogs em português dedicados ao assunto.Quase toda a comunicação social ignora o tema, a estrangeira ainda faz algumas noticias sobre o assunto, mas a portuguesa ainda não vi nenhum meio de comunicação nem na internet a falar sobre o pico do petróleo.
    Bem agora é só preciso trabalho e paciência

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...