quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pico dos Alimentos


  A 
partir de 1940, a Revolução Verde transformou a agricultura, a construção em massa de maquinas agrícolas, fertilizantes, pesticidas permitiu a produção de alimentos aumentar em 250% ,assim sendo não foi difícil a população Mundial triplicar em 70 anos, alcançando neste momento perto 7000 milhões. 
 Curiosamente para atingir este aumento de produção a percentagem de agricultores tem vindo a diminuir, actualmente 2% da população alimenta o restante,como é possível este facto?A resposta é simples, uma fonte energética de fácil acesso e barata.

Até que ponto a Agricultura moderna é refém do petróleo?

Citando Albert Ballet, (Físico que estuda o crescimento exponencial(função exponencial),aplicado-o à sociedade) "A agricultura moderna é a capacidade de transformar petróleo em alimentos"

 Actualmente, nos países desenvolvidos, 400 litros de petróleo são gastos anualmente para abastecer a necessidade alimentar de cada individuo, isto é a energia dos 400litros de petróleo é transformada para produzir a alimentação de uma só pessoa,por ano.

Esta energia é dividida da seguinte forma:
  •          30% fabricação de fertilizantes 
  •         20% funcionamento das máquinas 
  •          16% transporte
  •          13% irrigação
  •          8% pecuária (não incluindo a alimentação de gado)
  •          5% secagem da colheita
  •          5% produção de pesticidas
  •          8% outros 
Principal responsável por o aumento do preço dos alimentos

 Facilmente se estabelece uma relação entre o petróleo e a alimentação,o preço do trigo, arroz e outros alimentos básicos duplicaram, ou triplicaram nos últimos anos, e ao analisar com mais atenção podemos verificar grandes semelhanças entre a evolução do valor destes bens e o petróleo. 







   Segundo muitos especialistas o Pico do Petróleo está a acontecer, sabendo da dependência que a agricultura moderna tem deste combustível fóssil, parece provável que poderemos estar próximos de um Pico dos Alimentos.
  Será que o sistema Económico e Agrícola baseado num modelo de energia barata, poderá ser sustentável quando o preço do petróleo estiver permanentemente acima dos 100$/barril?

1 comentário:

  1. O nome correcto é do autor da citação "A agricultura moderna é a capacidade de transformar petróleo em alimentos" é Albert Bartlett.
    Há um video da palestra onde expõe as suas principais ideias. http://video.google.comvideoplay?docid=4364780292633368976

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...