domingo, 13 de março de 2011

Geração à rasca Vs Crescimento

  Como toda gente sabe ontem os Portugueses manifestaram-se contra a situação econômica, desemprego etc, conseguindo atingir números na manifestação de 300mil pessoas ao longo do País.

  Eu desde o inicio da formação do grupo da “geração á rasca” tenho-me perguntando se realmente somos uma geração á rasca, ou será que somos uma geração iludida por o tal sistema econômico do paradigma do crescimento infinito em que fomos criados, pensando que teríamos uma vida muito mais estável e facilitada que os nosso pais e avós? E agora estamos a começar a ficar assustados porque estamos a ver que isso não irá a acontecer e sentimo-nos enganados, o que é normal.

Geracao_Rasca

Sentimo-nos enganados, mas não nos podemos continuar a enganar a nós próprios, e porque?

Primeiro temos que nos perguntar, o que levou a esta crise? E essa razão foi mundial e não só em Portugal, basicamente nos últimos 40 anos nos caso de Portugal depois da entrada na CEE, começamos a viver muito acima da possibilidades.No atual paradigma econômico e monetário para uma geração viver acima das suas possibilidades, a geração seguinte vai pagar a factura, esta geração vai pagar a factura que nos caso é bem grande, e não estamos preparados psicologicamente para isso.

Segundo, jogar todas a culpas para o Governo. Então mas não são os governos que mandam? Pois se isso fosse verdade 80% dos problemas da nossa sociedade estavam resolvidos, os políticos tem por função defender interesses superiores(Banqueiros, e Corporações), são marionetes do poder que defendem o verdadeiro poder, testas de ferro onde nós depositamos as nossas frustações, e os nossos votos à espera das migalhas.

Terceiro, esperar que por milagre exista crescimento econômico que nos salve. Bem isso é pouco provável, mas ainda existem políticos que insistem na mensagem do crescimento, a vender a ilusão, para que possam ser eleitos.E será o crescimento económico a solução ou só vai adiar e passar os nossos problemas para as gerações que virão e que invariavelmente terão que pagar.

Concluindo, fomos iludidos não vamos ter o futuro facilitado como os nossos país nos disseram, mas o pior é que já crescemos neste paradigma e não queremos abdicar dos nossos direitos, e afinal queremos viver melhor que os nossos pais, e cair no mesmo erro que as gerações anteriores, viver acima das possibilidades e desta vez ainda será pior porque conhecemos a situação porque estamos e vamos pagar por os erros do passado, não podemos continuar a exigir mais condições sabendo que quem as vai pagar são a próximas gerações.

Quanto á manifestação em si, pelo menos mostramos que estamos presentes e só por isso já foi positivo, pena é só questionarmos as politicas quando estamos no fundo, quando realmente vivemos na abundancia também deveria haver manifestações para evitar futuros problemas.

Artigos relacionados

Psicologia do Pico

Ouro o dinheiro dos Reis, Dívida o dinheiro dos Escravos

5 comentários:

  1. Ou esta malta abandona as Cidades e vai para o Interior com o seu diploma de "qualquer coisa" e decide trabalhar no Primário/Secundário... ou então o diploma só lhes servirá para acender a fogueira!

    ResponderEliminar
  2. Lol só agora é que vi que tinha só postado metade do do Post, agora já está completo ....

    Voz
    Pois existirão muitos diplomas que não vão servir de nada, em termos de trabalho na área.
    E problema maior ainda o primário/secudário foram extintos praticamente, mesmo que exista trabalho no interior poucos querem viver no interior, eu também acho que devemos dar um passo atrás para podermos dar 2 a frente no futuro.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom texto, Carlos!
    Vou divulgar através do Facebook.

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos
    Raciocínio bem feito.
    Penso que apesar do futuro que se sonhou, não poder ser concretizado, se as pessoas começassem de facto a ver esforço concreto e transparência no modo como governo actua, ficariam mais apaziguados. Acho que para o estado do país, medidas que penalizam as pessoas de forma desigual e que só lançam areia para os olhos, foi pouca gente para a o grau de insatisfação, mas foi um começo.
    Isto terá que ser alargado e constante, porque senão não serve de nada. As pessoas têm que recuperar a força que perderam, se é que a tiveram. Agora só com grande convicção e luta é que lá chegaremos e mesmo assim se lá chegássemos, só com alta participação cívica é que a "coisa" se manteria.
    A política poderia ser bastante interessante noutro paradigma. Espero que isto não seja só um sonho...

    ResponderEliminar
  5. Acho que o modelo económico, monetário, politico, nos últimos 20 30 anos tem-se degradado bastante em muitos aspectos.Cada vez o poder está nas mãos de menos, os estados perderam soberania para instituições privadas(bancos,mercados,agências), e o estado somos todos nós todos. Estamos a perder autonomia, todos nós, cada vez somos mais reféns de certas entidades privadas.
    Era bom que as pessoas começassem a pensar nisto, em vez de criticar só o governo, mandar um governo abaixo e meter lá outro, pouco muda, e já andamos nisto à 30 anos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...