sábado, 5 de março de 2011

A era do Petróleo Barato, acabou !!!

Esta afirmação já foi proferida por alguns analistas, que estudam a tema do pico do petróleo, mas desta vez não foi nenhum analista ou estudioso, que disse, foi a Agencia Internacional de Energia(IEA), a mesma instituição que á pouco tempo alertou que o pico de produção de petróleo convencional já tinha ocorrido em 2006.

SONY DSC

Ao que parece a situação  pode ser preocupante pois não é todos os dias que uma agencia internacional vem alertar para suspeitas, que durante os últimos anos foram dadas como infundadas. Assim a IEA num espaço de poucos meses confirmou que o pico do petróleo convencional já ocorreu, e que o petróleo barato é uma coisa do passado, o que deixa a pergunta, mas que raio de alertas são estes? Um alerta é suposto oferecer uma informação que, dê algum espaço de manobra para se poder travar.

A IEA parece aqueles GPS estragados, que só nos avisa, depois de percorrermos 100km na auto-estrada em sentido contrario, aposto que o próximo alerta da IEA vai ser “Estamos em crise energética” mas só depois de andarmos todos de bicicleta e usarmos velas para iluminação. 

Fonte.TheIndependent

Artigos Relacionados

O custo da produção de Petróleo

Biocombustivel Problema disfarçado

6 comentários:

  1. Boas! Novidade? Nenhuma, para mim pelo menos! Já lá no Tempo escrevi sobre isto (etiqueta Petróleo) e pouco mais há a dizer, será cada vez mais caro e cada vez mais difícil de obter cá por estas terras... podem começar a pensar qual a taxa de portagem que vão cobrar nas auto-estradas para as bicicletas... estou a brincar... até lá os veículos a combustão interna serão todos substituídos por veículos 100% eléctricos abastecidos por fontes renováveis (Vento, Sol) e não renováveis (Nuclear) será um paraíso depois deste deserto!...

    ResponderEliminar
  2. Claro que não é novidade, mas parece que só agora a IEA se lembrou de alertar para a situação, já o devia ter feito á 10 anos atrás.
    Quanto á substituição por outras fontes não me parece que, será esse paraíso, 1º não temos a tecnologia ao patamar de que precisaríamos, não temos tempo para implementar a pouca que temos, e cada vez temos menos economia para poder investir.

    ResponderEliminar
  3. hihi... também estava a brincar nessa parte...

    ResponderEliminar
  4. Os carros eléctricos tb serão mais uma maneira de sacar mais uns "tostõezitos" a quem não perecebe que para se produzir assim tanta energia, continuaremos a poluir cada vez mais.
    Até já anunciaram 600 postos de "abastecimento" para esses carros em Lisboa.
    Enfim, mais um negócio para alguns ganharem o seu em que a sustentabilidade continuará na mesma.
    Só uma mudança radical do modelo em que vivemos é que isto (vida) teria alguma esperança.
    De resto, continuaremos na mesma, a saquear recursos que não temos.

    ResponderEliminar
  5. Ana
    Existem sempre interesses, muito do "go green" é puro marketing.
    Na nossa sociedade, andamos todos louquinhos a trocar lâmpadas para poupar energia e respeitar o ambiente, e depois temos plasmas de 40 polegadas em casa divisão de casa.

    Enquanto não se mudar a maneira como o dinheiro funciona não mudamos nada ....

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que pensas assim.
    E gozam comigo porque ainda tenho daquelas televisões que duram, até hoje.
    Enfim, eu não sou um exemplo, mas tento fazer com que as minhas acções tenham a ver com esse espírito de sustentabilidade, o que é bastante difícil. Só indo viver com os orangotangos hehehe.
    Quem sabe?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...