sábado, 26 de fevereiro de 2011

Cortes na Líbia = Gasóleo a subir?!

 

Á pouco dias o preço do petróleo disparou em flecha, o Brent atingiu os 119$, principalmente devido ao corte de metade da produção na Líbia, analisando menos de 1% da produção diária sofreu cortes de abastecimento, logo após o acontecimento a Arábia Saudita e a OPEC veio “acalmar” os mercados, com um suposto aumento da produção, mas relembrando, que o Wikileaks confirmou que a Arábia não tem capacidade para aumentar substancialmente a produção, até que ponto podem aumentar mais a produção?

Petróleo_Libia

   A quantidade de barris foram “substituídos”, mas e então a qualidade? Ao que parece o petróleo da Líbia é usado para produzir gasóleo, devido as propriedade químicas que lhe conferem baixo teor de enxofre, ao contrário do petróleo saudita, e como as refinarias que usam petróleo da Líbia não tem capacidade de retirar o enxofre, para produzir a mesma quantidade de gasóleo será preciso 3 vezes mais petróleo.

Fonte.Forbes

  Espera-se que a produção de petróleo na Líbia pare completamente, e se isso se confirmar são 1.6 milhões de barris/dia, contando que a Arábia Saudita consiga aumentar ainda mais a sua produção em 800 mil barris/dia estará resolvida a questão da quantidade, mas para resolver a questão da qualidade a OPEC teria que aumentar a produção em cerca de 5milhões barris dia, o que parece não ser provável.                                                                                         

Fonte.Reuters

  O que esperar? Uma coisa é certa mesmo que a OPEC consiga aumentar a produção nos 1.6 milhões, é muito provável que o preço do Gasóleo aumente substancialmente.

Fonte.NewYorkTimes

Artigos Relacionados

Arábia Saudita mentiu sobre as suas Reservas, confirma Wikileaks

O custo da produção de Petróleo

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...