sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O custo da produção de Petróleo

  Mais uma vez, a questão dos preços do petróleo, a teoria do Pico do Petróleo não defende que o petróleo irá acabar num futuro próximo, e muito provavelmente a humanidade nem vai explorar todas as reservas de petróleo existentes no planeta, pois estas estão fora do nosso alcance, e requerem maior quantidade de energia para serem extraídas, do que aquela que estas irão produzir, e quando isto acontecer não podemos afirmar que temos uma fonte energética, mesmo possuindo biliões de reservas por explorar no planeta.
preço_petroleo
 
O custo da produção de petróleo reflete, em parte a energia necessária para poder extrai-lo, analisando o gráfico pode-se, tirar algumas conclusões
  • Metade das explorações atuais só são rentáveis se o custo do petróleo for
    superior a 60  dólar/barril.
  • A explorações na Rússia e Médio oriente, estão a ter lucros fabulosos com esta situação(não quer dizer que os outros não tenham).
  • Os países que produzem o petróleo mais barato estão em dificuldades para aumentar ou mesmo manter a produção.
  • As zonas que começaram a ser  mais exploradas nos últimos 10 anos (Canada , Angola , Brasil, Golfo do México Offshore),para compensar a perda de produção noutros países, representam 20% da produção Mundial e só são rentáveis com o preço acima do 70 dólar/barril.
 
  Frequentemente, a comunicação social noticia descobertas de Petróleo, o que é normal , mas ninguém se questiona qual é o custo de produção desse petróleo.
O exemplo mais frequente é o  da Venezuela, cada vez que o preço do petróleo sobe para valores perigosos, aparece a noticia que a Venezuela ainda tem as maiores reservas do planeta, é verdade, mas a que preço vai chegar esse petróleo?Será que o petróleo proveniente desta exploração vai baixar os preços? E porque raio ainda não começaram a explorar o sitio? Estas reservas começaram a ser descobertas em 2005 e este país está a passar dificuldades económicas, não seria benéfico começarem as explorações?Ou será que essa noticia só serve para iludir as massas?
 

  Sabe-se que estas reservas são semelhantes, as oil sands do Canada, sabendo que os custo deste tipo de petróleo, é dos mais elevados(econômica e ambientalmente), não é de esperar que exploração deste tipo de petróleo baixe o preço no mercado, antes por o contrário.

  Concluindo, não é por se descobrir muitas reservas, que o a teoria do pico do petróleo deixa de de fazer sentido, pois as ultimas descobertas efectuadas tem custos elevados de extração, e sabendo que a economia entrou em colapso em 2008 devido a preços acima dos 148 dólar barril, o tecto de produção está próximo.

 
Artigo relacionados

3 comentários:

  1. Está difícil de assumir que o petróleo não tem futuro e está a deixar de ter presente. E continuam governos a financiá-lo, em vez de apostar nas verdadeiras energias renováveis, na eficiência energética e na essencial redução de consumo. Só mesmo as pessoas e cidades que estão em Transição para a independência do petróleo se estão a preparar!

    ResponderEliminar
  2. A situação do petróleo, é parecida à situação económica de portugal, estamos a beira do precipício mas ninguém o admite, devido ao medo da reacção dos mercados.
    Eu até acredito que a apostar na eficiência energética é mais importante, que as renováveis propriamente ditas, porque Portugal no ultimo ano aumentou 5% o consumo de electricidade, se continuarmos no mesmo ritmo, não há renováveis que nos valham. Mas este sistema económico impõe o aumento do consumo, mesmo que não seja necessário, o que interessa é consumir, quanto mais melhor.
    Algum politico que venha com o discurso, da ponderação no consumo, está cometer suicídio politico e simplesmente ninguém vota nele, a solução vai partir das bases certamente, o movimento de transição é a prova disso.

    ResponderEliminar
  3. Podia-se trocar o título de crise energética, para crise de ética...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...