sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Eficiência e Captação de Energia

EROEI(energy returned on energy invested)


 Em português  coeficiente retorno de energia, basicamente é a quantidade de energia que é necessária, para um gerir dado retorno de energia.
 Como exemplo pode-se dar qualquer animal selvagem que emprega a sua própria energia(física), para obter alimento, existe uma quantidade de energia gastas por o predador(energia entrada), para caçar a presa(energia de saída), supondo que o predador gasta 100kcal, para caçar uma presa que tem um valor energético de 1000kcal, o coeficiente de retorno de energia ira ser de 1000/100=10, em cada unidade cal gasta, o predador obtém 10kcal. 



Energia liquida

  Energia liquida é a diferença entre a energia de saída e a energia de entrada, dando o exemplo anterior, a energia liquida será 1000-100 = 900Kcal, o predador teve um lucro de 900Kcal para investir noutras actividade a não ser a caça.



Energia e evolução

A  energia é um dos conceitos mais importantes, até da própria selecção natural, na luta por a sobrevivência o organismo com maior poder de captação e orientação eficiente da energia tem maiores chances de preservação da espécie.
A analogia com sistemas naturais é simples, as sociedades com acesso a fontes de energia com maior retorno e excedente  tem uma grande rede militar e vantagem económica e cultural sobre as sociedades que utilizam fontes de energia de qualidade inferior.
A expansão sem precedentes da população humana, da economia global e per-capita, a evolução da qualidade de vida dos últimos 100 anos foi alimentado por fontes de energia com um enorme valor de retorno.


Retorno fontes actuais

      Fonte                                     Retorno
  • hídrica                             11/1 até 267/1
  • Carvão                                    50/1
  • Petróleo actual(média)            10-15/1
  • Petróleo 1930                          100/1
  • Petróleo(areias)                        3/1
  • Eólica                                      18/1
  • Gás natural                              10/1
  • Solar                                  4/1 até 10/1
  • Etanol                                 2/1 até 8/1


Petróleo retorno energética cada vez menor

  No principio do século XX, as reservas de petróleo eram abundantes e de fácil extracção quando se vê nos filmes os poços de petróleo em repuxo, esse tipo de extracção conseguia gerir um retorno de energia de 100/1 em 1930, para extrair 100 barris de petróleo só precisava de se investir 1 barril. Hoje em dia a média fica-se por os 10-15/1 com tendência para diminuir bruscamente pois os poços de petróleo convencional que mantém a media relativamente alta estão em claro decréscimo.
  Vejamos então a produção mundial diária  aproximadamente 80milhões de barris, quantos barris é necessário investir para produzir no dia seguinte? 5.3 a 8milhões, só para manter a produção a decorrer.


A ultima aposta da economia do petróleo


   Muitos críticos da teoria do Pico do petróleo, vêem como futuro,o aumento da da produção de petróleo a descoberta de um tipo de reservas de petróleo os tar sands(areias betuminosas), estas reservas podem produzir petróleo para os próximos 200 anos, mas o seu coeficiente de retorno de energia é de 3/1.
  Os governos mundiais estão tão desesperados que vêem como possível solução para a economia actual uma solução que prevê uma eficiência energética, semelhante à da idade média.
Este tipo de exploração está aumentar exponencialmente pois a demanda é cada vez maior e os produtores apostam em todas as soluções,actualmente o petróleo diário produzido por areia betuminosas e de aproximadamente 4milhões de barris.
 Então que energia é necessária para os produzir? 1.3milhões e a produção liquida será  2.7M.








Correr mais para ficar no mesmo lugar


 Como coeficiente de retorno energético diminui, a produção de energia tem que aumentar, só para manter a energia liquida disponível para o resto da sociedade. Um coeficiente abaixo de 5/1 pode não ser suficiente nem para alimentar a sociedade.
  

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...