quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Existem Alternativas?

 

  Quando se confronta alguém, com o argumento de que o Petróleo está muito “caro” ou poderá ser insuficiente para as nossas necessidades num futuro próximo, esse "alguém” diz sempre, “não há problema existem  alternativas”, mas será que essas alternativas podem substituir o Petróleo, sem que haja  um grande impacto na nossa sociedade?

 carro_electrico

 

Propriedades únicas do petróleo

  • Concentração, a energia contida num litro de gasolina é capaz de mover um carro de 1000kg durante 20km, é preciso uma grande concentração de energia para conseguir tal feito.
  • Versatilidade, todos os combustíveis (barcos, automóveis, aviões etc),são refinados a partir do petróleo ,para não falar nos plásticos, fibras sintéticas, pesticidas, quase impossível dizer qualquer objecto usado actualmente no nosso dia-dia que não seja feito a partir de petróleo. 
  • Transporte e armazenamento, petróleo é extremamente fácil de se mover, é armazenado na forma líquida e a temperatura ambiente e pode ser colocado nos tanques de camiões, carros ou embarcações e levado para qualquer parte do mundo. Também pode viajar milhares de quilômetros através de tubagens.

  Aproximadamente 50% da produção de petróleo, é usada para refinar combustíveis para transportes de uso pessoal, 30% para transportadoras(aviação, embarcações,camionagem) e maquinas industriais, e 20% para outros(pesticidas, medicamentos, fibras plástico, tintas etc).

Existem 2 tipo de alternativas aos combustíveis

  • Líquidos(biocombustíveis, gás natural, Carvão liquido)
  • outros(baterias(eletricidade),hidrogénio)
     

Biocombustíveis, já vimos a produção de biocombustíveis com a tecnologia actual não é sustentável para uma econômica industrial,a não ser que queiramos que todos os nossos terrenos de cultivo sejam para a produção de Combustíveis. Existe alguma pesquisa com biodiesel feito a partir de algas, mas actualmente está ainda numa fase muito pouco avançada.

Carvão liquido, a tecnologia existe á um século, e foi usada por a Alemanha na segunda guerra mundial devido a escassez de petróleo. Este tipo de combustível emite o dobro do C02 que os combustível actuais e substituir o petróleo por carvão levaria a uma expansão da actividade mineira, que por sua vez conduziria à degradação ambiental nas áreas de exploração e ao aumento das emissões de gases que provocam o efeito de estufa.

Gás natural, um dos problemas do gás natural, ao contrário do petróleo, tem que ser transportado em tanques que o mantenham frio, podemos já ver os problemas que dai resultavam. Para não falar que o pico do gás natural também não está assim tão longe, está previsto para 2025, e um aumento do consumo desta fonte acelera ainda mais o processo.

Hidrogénio, para começar este elemento não existe naturalmente na terra , é retirado por eletrolise da água, e a energia usada para criar hidrogênio é maior do que a energia que esse mesmo hidrogênio irá produzir , logo a partir deste ponto pode-se afirmar que não é uma solução viável.Ver artigo

Baterias (veículos elétricos), Esta pode ser a solução actual mais perto, de um possível futuro com pouco petróleo, existem várias questões em relação aos veículos elétricos, o alcance, duração , preço das baterias, tempo de recarregamento .E infraestrutura para toda esta mudança levar vários anos para começar e concluir.E qual seria o impacto do aumento do consumo eléctrico devido ao transporte? Poderemos aumentar  de tal forma a produção eléctrica sem recorrer ao carvão e gás natural?Ver artigo

Conclusões

  Bem as as possíveis soluções para os transporte só o são para os transporte pessoais. Aviação, transporte marítimo, camiões, não tem soluções para a actual escala de utilização, e se pensarmos bem estes são os transportes mais importantes, que nos fazem chegar todas as matérias primas que necessitamos.

  Mesmo que os cientistas descobrissem uma energia mais poderosa que o petróleo , Fissão nuclear por exemplo, isso não iria matar a dependência do petróleo nos transportes, pois cada veiculo para ser construído necessita de 100 barris de petróleo aproximadamente, cada pneu contem 25 litros de petróleo, existem 800milhões de veículos no mundo, é só fazer as contas, precisaríamos de toda a produção mundial actual durante 3 anos para fazer veículos automóveis para substituir os actuais, quer isto dizer que não poderíamos utilizar petróleo para mais nada a não ser produção durante 3 anos, o que é impossível. 

  Não nos podemos esquecer também de todos as utilizações que que damos ao petróleo sem ser combustíveis é essas fazem parte de 20% da produção actual plásticos, pesticidas, fibras sintéticas, medicamentos, alternativas nesta área simplesmente não existem.

  Concluindo 50% do petróleo que utilizamos é para o uso pessoal (gasolina, e parte do gasóleo), as poucas alternativas que existem, são neste campo mesmo assim não são nada animadoras, tudo indica que já foi atingido o Pico do Petróleo e as poucas  soluções que temos não tem capacidade para substituir o petróleo num futuro próximo.

David L. Goodstein  professor de física aplicada, fez um estudo em que concluiu que para mudar a infraestrutura de uma dada energia, é preciso 30 anos e muitos biliões de dólares.

Robert L. Hirsch  concluiu num estudo, que haviam 3 senários possíveis para uma possível transição energéctica.ver estudo

  • começamos a tomar medidas 20 anos antes do pico da produção(vamos ter problemas)
  • começamos a tomar medidas 10 anos antes do pico da produção(vamos ter muitos problemas)
  • Começamos a tomar medidas durante ou depois do pico de produção( estamos arruinados)

5 comentários:

  1. Há sempre várias soluções: Ou andar a pé ou a cavalo ou de carroça (com rodas de madeira claro!!)... é tudo uma simples questão de escolha.

    ResponderEliminar
  2. Pois nem sei se de carroça nos safávamos, a verdade é somos já muitos e o numero está a aumentar. Parece que muito em breve vamos começar a fazer dieta e exercício, pelo menos poupamos no ginásio.

    ResponderEliminar
  3. eheh... Pois é... aí está um limite que há muito foi ultrapassado o desequilíbrio no número de animais humanos, e para o qual o re-equilíbrio não parece estar para breve... pelo menos se contarmos apenas com a nossa vontade de o corrigir.
    Quanto à dieta... mais breve do que muitos pensam, infelizmente está a acabar a boa vida.

    ResponderEliminar
  4. O problema é muito sério, pois a seguir ao colapso económico vem o caos social, e este assunto pode ser o princípio do fim desta civilização. Mas as pessoas não se preparam, porque nem sequer se apercebem do que aí vem. Só agora se "ouve" pela comunicação assim uns ecos ao longe...
    (Nota: finalmente consegui tornar-me seguidora do deu blogue com o perfil do google, antes estava com problemas)

    ResponderEliminar
  5. Nos últimos dias tenho dado mais atenção, á situação económica, e muitos analistas estrangeiros, acreditam que o colapso económico está eminente, os mesmos que previram a crise de 2008.Já não se discute se vai existir colapso, só se discute quando será.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...