quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Arábia Saudita mentiu sobre as suas Reservas, confirma Wikileaks

 
Arabia_petróleo
  Quem está dentro do assunto sempre desconfiou que a Arábia Saudita e outros países da OPEC podiam estar a mentir sobre a quantidade de reservas ainda existentes, a Wikileaks, não fez mais que confirmar com dados governamentais aquilo que já se desconfiava.
  Muitos esperavam que com a subida de preços das ultimas semanas, devido a situação no Egipto e no mundo Árabe em geral, pudesse ser contrariada da seguinte forma, bombear mais petróleo  por parte da Arábia saudita e países da OPEC, de modo a acalmar os mercados com mais excedente de produção.
 
 
 
 
  Isso não aconteceu e a Wikileaks veio confirmar porque, Sadad al-Husseini, um geólogo e ex-chefe de exploração de petróleo na Arábia saudita, conheceu o cônsul geral dos EUA em Riade, em Novembro de 2007 e disse ao diplomata dos EUA que a Arábia saudita não conseguiria aumentar a produção, para os esperados 12.5M/barris por dia, que seriam necessários para manter o preço do petróleo constante.
  Sadad al-Husseini também confirma que a Arábia saudita “mentiu” sobre a quantidade de reservas, para estimular o investimento estrangeiro, acreditava-se que as reservas podiam chegar aos 761 mil milhões de barris, mas este geólogo com firmou que 300mil milhões são fictícios, podemos concluir que mentiram sobre 40% das suas reservas. E por fim husseini afirmou que a Arabia Saudita está actualmente no pico de produção, e por mais esforço que se faça não conseguira aumentar a sua produção significativamente, antes por o contrario.
                                                                                             Fonte:Guardian.uk
Agora compreende-se o porque deste pais estar a investir em centrais nucleares, parece que já não estão a nadar em Petróleo.
Ver Artigo:TheNational

4 comentários:

  1. E ainda falam mal do WikiLeaks... enfim!

    Quanto ao petróleo... algum dia vai acabar, apenas temos que esperar que esse dia chegue!

    Quanto ao nuclear... nem seria de esperar outra coisa, só espero que não comecem a rebentar reactores...
    Quanto aos resíduos nucleares... esses então é que vão durar e durar e durar... já nem existimos como espécie e eles ainda por cá vão andar "activinhos da silva"

    ResponderEliminar
  2. A economia do petróleo anda desesperada, até já estão a pensar em fazer furos no Polo Norte, estão todos contentes com o degelo dos icebergs para que possam começar a bombear petróleo.

    Quanto ao nuclear, a sorte é que o Urânio está a acabar também, as reservas de urânio com o nível actual de utilização duram 40 anos , se aumentarem mais, ainda vai durar menos..
    Existem cabecinhas já a pensar no Plutónio para gerar energia , o que não dizem que o lixo nuclear do plutónio,é muito pior que do urânio.

    ResponderEliminar
  3. Não há paciência para o "ser desumano"...que tem a mania que é muito inteligente.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...