segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Biocombustível problema disfarçado

Nos últimos anos,tem-se criado a ideia de que os Biocombustíveis são os "salvadores" da dependência mundial dos combustíveis fosseis, a maioria dos governos Mundiais está a  procurar aumentar o consumo de biocombustíveis para substituir os tradicionais combustíveis, talvez queiram "disfarçar" as consequências actuais do Pico do Petróleo.Será que os combustíveis fosseis serão uma solução ou um problema?




Poluição
    Cada vez que ouvimos alguma noticia sobre BioEtanol ou Biodiesel sempre se diz que este tipo combustível, é mais"limpo" que os tradicionais, e gera muito menos poluição, menos CO2, isto pode ser uma meia verdade, porque realmente a combustão provoca menos poluição, e então o processo de produção dos cereais ?
  As culturas de soja(biodiesel),milho e cana(Bioetanol), não são propriamente amigas do ambiente, uso massivo de adubos, pesticidas, maquinas agrícolas que também usam combustíveis fosseis, o processo de refinação que usa electricidade produzida por carvão, e o consumo de água.
     A própria U.E fez um estudo onde concluiu que realmente o Biodiesel em 1.8 mais poluente que o Diesel tradicional.Ainda bem que fizeram o estudo, agora já sabemos que os biocombustíveis não são grande solução em termos ambientais, mas recentemente a U.E traçou como meta atingir 10% de biocombustiveis nos transportes em 2020. Será que estão assim tão desesperados?




Coeficiente de retorno energetico ( EROEI)
  Existe grande discussão sobre a eficiência dos Biocombustíveis, sobre a produção de Bioetanol com milho o EROEI e de 2/1, o que é anedótico para os modelos económico actuais ver aqui 
  O que gera mais discussão e produção de Bioetanol de cana no brasil o governo diz que que a eficiência  de 8/1 mas muitos estudiosos refutam este numero pois, o governo brasileiro conta como energia de entrada só a utilização de combustíveis fosseis, não contam a energia gasta na electricidade nem o bagaço da cana para a refinação o que baixaria a EROEI do Etanol de cana.ver artigo aqui 
  Mesmo considerando uma EROEI  entre 2/1 e 8/1, estes valores são relativamente baixos, mas tendo em conta que o real objectivo é a transformação de energia fóssil(petróleo) noutro combustível numa quantidade 8 vez superior, é positivo principalmente para os produtores de Petróleo.


Alimentos ou Combustível ?

  Em 2001 nos E.U.A quando G.Bush incentivou o cultivo de Milho para a suposta "libertação" do petróleo, o preço deste cereal quadruplicou  em 7 anos, os subsídios que os governos dão para estas culturas faz com que os agricultores, "migrem" para estas culturas mais rentáveis, e abandonem  bens de primeira necessidade com o trigo por exemplo.

  Alguns estudiosos afirmam que os E.U.A, precisa de cultivar o seu território na totalidade, para produzir BioEtanol para 50% das suas necessidades de combustível.


  O Biocombustível começou como ser um projecto com boas intenções, mas infelizmente foi provado o contrário e esta solução não passa de cuidados paliativos para a economia do petróleo, que está tão desesperada com as consequências do Pico do Petróleo, que tentam amenizar os seu efeitos de todas as maneiras possíveis, sem pensar nas consequências  



4 comentários:

  1. Microalgas será o futuro

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...