sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Os negócios do Carbono, Créditos de carbono

Segundo a AIE (Agência Internacional de Energia) no ano de 2010 foram emitidas para a atmosfera 30,6 gigatolenadas de CO2, o constitui um novo recorde mundial de emissões por ano. 



Pois, segundo o que nos contaram(contam) durante décadas, as emissões de carbono são um problema que contribui directamente para o aquecimento global,  o que deixa duvidas a muita gente da comunidade cientifica e algumas pessoas que  acordam de manha cedo e acham que cada vez está mais frio (eu posso incluir-me nos segundo grupo de pessoas),para não excluir já quem acredita que o o dióxido de carbono é o principal agente causador do aquecimento global, vamos partir do principio que é tudo verdade, o CO2 é a principal fonte de poluição da sociedade industrial, e é o principal causador do tão temido aquecimento global, que, em dezenas ou centenas de anos irá colocar em perigo a vida no Planeta Terra, se não fizermos nada já!!!!




E o que se pode fazer já, para diminuir as emissões do C02 no nosso planeta? 

Pagar, claro toda a gente sabe que para diminuir o aquecimento global é "só" preciso jogar "meia dúzia" de notas para o "problema" e ele resolve-se, acontece o mesmo com a religião, se queremos milagres temos que pagar meus amigos, Deus e a Natureza não trabalham de graça.




  E para ajudar a Natureza a livrar-se do maldito carbono, foram inventados os  créditos de Carbono .
 Dizem-nos que pagando estas taxas iremos ajudar a salvar o planeta,  será quee o planeta precisa da nossa ajuda?Por acaso o nosso planeta nas ultimas centenas de milhões de anos tem-se saído muito bem sem a nossa preciosa ajuda. 

Mas vejamos então o que é são os créditos de carbono? 

Os créditos de carbono são de certa forma uma "moeda ambiental" criada em 1997 no protocolo de Kyoto, e utilizada por os países que ratificaram o protocolo até aos dias de hoje, no qual se prevê uma redução nos países desenvolvidos de 5,2% das emissões de gases de efeito estufa de 1990 até 2012 .

O  crédito de carbono não quantifica só o dioxido de carbono CO2, mas sim vários outros gases que contribuem para o  "efeito estufa",por exemplo 1 ton de CO2 equivale a 1 credito de carbono, 1 ton de metano equivale a 21  créditos de carbono, é mais perigoso por isso mais rentável, ver outros gases aqui .

Cada País pode comprar e vender créditos de carbono, a parte do negócio começa aqui, sabemos que só cerca de 40 países desenvolvidos tem que cumprir a meta dos 5.2% os outros podem poluir a vontade e ainda podem vender créditos aos desenvolvidos, para que estes possam poluir.
Só se pode concluir que 1 ton de C02 emitido na China é diferente que 1 ton de C02 emitido em Portugal, se calhar poluir no Brasil não contribui para o aquecimento global e na Europa já contribui.

Empresas que conseguem diminuir a emissão de gases poluentes obtém estes créditos, podendo vendê-los nos mercados financeiros a outras empresas que não conseguem reduzir emissões e querem aumentar a produção, e o que isto contribui para resolver o problema?!! 
E o pior é que parece que não está a funcional lá muito bem, pois em 2010 bateu-se o recorde de emissões, talvez os créditos de Carbono a moeda verde , não contribua muito para salvar o planeta, talvez por ser uma moeda também sofra inflação, ou pior ainda será que andam a imprimir créditos de carbono, quanto mais emissões mais créditos, quantos mais créditos menos valor tem cada um, imagine-se agora quando a recessão económica  começar a afectar a produção industrial, a empresas quererão livrar-se dos seus créditos de carbono, inundando o mercado de créditos tornando ainda mais "barato" o direito de poder poluir. 

E quanto é que este negócio move anualmente?? Dados de 2006 indicam que o mercado dos créditos de carbono movimenta cerca 60 mil milhões de dollars por ano, para onde irá este dinheiro é que não se sabe...

Fonte Bnet Wikipedia

Artigos relacionados

1 comentário:

  1. Boa noite Filipe
    Gostava de saber se me souber, quanto custa o preço de uma licença de carbono em Portugal?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...