quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Os grandes desafios das Energias Alternativas

 Para arrumar, por enquanto a temática das energias alternativas, aqui está um resumo baseado num artigo do PostCarbon, sobre qual é o caminho a percorrer para que no futuro seja possível, a contribuição de outro tipo de energias que não sejam as baseadas em combustíveis fosseis. 
energias_alternativas



Escala
Algumas fontes de energia alternativa, já conseguiram demonstrar resultados a uma pequena escala de utilização (biodiesel de algas, etanol Celulósico, bioetanol), mas a esta escala é impossível demostrar o verdadeiro potencial destas energias alternativas numa larga escala.
Este tipo de energias alternativas, requerem sistemas de produção complexos, e existe uma diferença entre a "produção" de energia e "extracção" de combustíveis fosseis. 

Comercialização
A comercialização prende-se com o tempo que é preciso para que uma fonte de energia alternativa, esteja totalmente acessível para ser utilizada.
São frequentes noticias, sobre novos avanços que se fazem nesta área, mas o tempo médio entre a demonstração no laboratório e a comercialização a larga escala é de 25 anos.
Portanto qualquer nova descoberta feita, actualmente só terá efeitos em 2035 na melhor das hipóteses.      

Adaptação
É ideal, que uma fonte de energia alternativa, consiga integrar directamente na rede de energia actual, sem que para isso seja preciso mudanças bruscas da infraestrutura. 
Pode-se dar o exemplo "negativo" dos carros eléctricos, que para o seu uso ser possível terá que ocorrer uma massiva reestruturação da infraestrutura actual, o que vai fazer aumentar os custos e a quantidade de matérias primas utilizadas, consideravelmente.


Matérias primas
Contrariamente ao que se assume geralmente, o principal factor de desenvolvimento das energias alternativas não é o dinheiro, mas sim as matérias primas e energia necessária para o seu desenvolvimento e produção.
E ai entra a utilização de minerais raros por parte da industria de energia renovável, como este assunto já foi tratado, pode continuar aqui.


Intermitência
Todos nós esperamos, que quando carregamos no interruptor, tenhamos energia instantaneamente, este sistema é possível devido a extracção e armazenamento de enormes quantidades na forma de combustíveis fosseis.
Energias Alternativas como a solar, eólica são intermitentes, o biodiesel e etanol, dependem das colheitas.
Actualmente  o sistema de produção de energia eléctrica está desenhado para fontes energéticas como o carvão que pode ser utilizado 90% do tempo, enquanto a solar, eólica está compreendida entre os 12% e 40%, isto levanta problema na capacidade da rede. 

Densidade
A densidade energética refere-se á quantidade de energia presente numa unidade de qualquer tipo de energia. 
A consequência de uma fonte de energia com baixa densidade energética  será a maior quantidade de de recursos para obter a mesma quantidade de energia, o que pode causar diversos problemas de armazenamento, transporte.

Água
Algumas fontes de energia alternativa especialmente a biomassa, etanol, biodiesel, precisa de água para o crescimento dos cereais .
Considerando todo o processo de produção , para produzir um litro de etanol são precisos 4 litros de água, para produzir um litro de etanol celulósico são precisos 11 litros de água

Energia investida (EROEI)
Este tema já foi abordado aqui 

Artigos relacionados

2 comentários:

  1. Olá... Vou apenas referir o caso dos carros eléctricos o do possível falhanço estrondoso que vão ser, não pelo que o texto refere, que também é lógico, mas por um motivo ainda mais básico: FALTA de HARMONIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO... cada País está a fazer o que lhe dá na telha, por isso, se isto continua assim dificilmente iremos conseguir fazer uma viagem internacional com um carro eléctrico.

    ResponderEliminar
  2. É difícil mudar de um sistema tão "vantajoso" como o actual.
    È por isso que a Nissan espera vender 70 Leaf até ao fim de 2011, em Portugal.
    A continuar assim nem se cumpre a meta de 10% de carros eléctricos em 2020.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...