sábado, 13 de agosto de 2011

Petróleo em Portugal

Depois da "pausa" que fiz no blogue, tinha que reentrar com uma noticia bombástica, prontos não é assim tão bombástica, mas é uma boa noticia aparentemente, finalmente existe alguma possibilidade de produzir petróleo  que poderá ajudar o estado português a pagar as dividas, ou talvez não, ou é mais um negócio que deixa alguns portugueses entusiasmados, ou enche os bolsos dos mesmos de sempre, ou o pior, pode colocar em perigo um bem muito mais precioso que o petróleo, a água.
 










Quem irá fazer, ou já fez o investimento??
- Joe Berardo, que comprou parte da concessão da companhia canadiana Mohave Oil &; Gas, e este afirma que "O petróleo pode vir a ser a salvação do nosso país"

Onde se localizam as concessões ??
-Onshore (Aljubarrota, Rio Maior, Torres Vedras)
-Offshore (São Pedro de Moel, Cabo Mondego)

Quanto aos barris que existem para extracção, isso já exige uma resposta mais subjectiva, e baseada na fé , por parte do intervenientes, no caso mais optimista 500 milhões de barris, que dá para 6 dias de consumo mundial, e no caso mais pessimista 18,2 milhões de barris, o que dará para umas horinhas de consumo mundial.

 
Perfuração Horizontal /Fracturamento hidráulico
 
Quando pensei em fazer este post nem sabia que se pretende utilizar esta técnica na futura exploração, mas realmente parece que se confirma, até Joe Berardo confirma " Há alguns anos, já me tinham tentado convencer a investir, mas sabia que era muito difícil extrair petróleo em Portugal devido à geologia, pelo que recusei. Mas com o ‘perfuração horizontal' já concordei".

Para quem não conhece esta técnica pode ver aqui, para quem já conhece já saberá as consequência nefastas que esta técnica provoca nas reservas subterrâneas de água potável, mas claro que isso não preocupa o senhor Joe Berardo, até na nota explicativa referente á perfuração, é dada a informação de que este tipo de perfuração  só tem vantagens, o que no mínimo é hilariante.

O que Portugal poderá ganhar?

Empregos?? talvez, se não vier pessoal especializado do estrangeiro.
O estado terá direito a dividendos das vendas ?? O mais hilariante é que não terá, pelo menos no principio, segundo o presidente da Mohave, Patric Monteleonedo, "Um dos aspectos mais positivos é que o Estado não ficará, para já, com uma parte significativa das receitas. Por isso, extrair um barril em Portugal equivale a produzir seis em Angola" ,parece que é mais do mesmo os portugueses não irão ganhar nada com isto, a não ser água poluída talvez.

Concluindo, as informações ainda são poucas e neste assunto da exploração de novos poços de petróleo, as primeiras noticias são sempre muito animadoras, mas depois as possibilidades de encontrar petróleo recuperável vão sempre diminuindo até que as possiveis receitas não compensam sequer a abertura, pelo menos ao preço actual do barril, pessoalmente acho que é muito cedo para ter qualquer certeza da possibilidade de extracção de petróleo em Portugal.
Mas segundo as informações actuais é de esperar que se concretize, pois na pior das hipóteses as reservas de possível extracção podem render 1.1mil milhões de euros no mínimo, o que garante viabilidade comercial ao projecto.
Fica a promessa de voltar a este assunto quando existirem novidades.

Fonte. Económico 

Artigos relacionados

7 comentários:

  1. Que longa ausência... Aparece na altura certa, essa notícia tinha-me passado ao lado.

    ResponderEliminar
  2. água poluída e não só... depois para acudir aos derrames temos que pedir dinheiro emprestado logo a dívida não diminui mas aumenta... sempre a mesma coisa!

    ResponderEliminar
  3. Rogério Pereira
    A ausência foi longa, agora vou ter de compensar o tempo perdido, lol

    Voz

    Se houver algum derrame está claro que o senhor Joe berardo vai ajudar a limpar..

    ResponderEliminar
  4. Boas, isto só vai acabar de vez com a produçao de fruta e criaçao animal da zona oeste,que por sua vez empobrece Portugal.
    Procurem sobre fracking, é o metodo de extracçao que querem utilizar em torres vedras, vejam o documentario "Gasland" e percebem os malificios que advêm para todos, a poluiçao que vao fazer, as doenças recorrentes da exposiçao aos produtos cancerígenos por eles utilizados.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo
    Em relação a torres Vedras, as 2 primeiras perfurações não são viáveis, o primeiro poço não tem reservas suficientes, e o segundo apesar de ter, a continuação da perfuração é demasiado dispendiosa portanto está temporariamente abandonado.

    Os resultados oficiais 1º Poço , 2º Poço

    ResponderEliminar
  6. A perfuração só ocorre uma ou duas vezes, pelo método hidráulico. Os riscos de produzir muita poluição são mínimos. Para além disso, onde decorrem as perfurações, não ocorrem lençois freáticos. Pois de outro modo, seria inviável explorar hidrocarbonetos.

    Não sei qual é pior. Se um ignorante alarmista se uma má empresa poluidora. Ambos provocam danos vultados à sociedade. Pelos vistos o amigo faz parte do primeiro grupo.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo
    A que parece na questão essencial do Fracking temos opiniões semelhantes, pode haver poluição..

    Só discordamos num ponto, o anónimo acha que não se deve deve alarmar cidadãos para situações potencialmente perigosas, se for para o bem da sociedade.

    Eu acho que os cidadão primeiro devem estar bem informados para depois avaliarem a situação, não é contar só metade da história para salvaguardar o bem comum.

    Foi o que aconteceu com esta noticia, quando foi abordada nos nós meios de comunicação foi só contada a parte cor-de-rosa, não é justo que os portugueses tenham uma opinião(a favor ou contra), se só sabem uma parte da noticia.

    Saudações

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...