segunda-feira, 25 de abril de 2011

Crise alimentar mundial cada vez mais próxima, 20 sinais que o provam

 Primeiramente está crise que estará para vir só será novidade para a maioria da população dos países desenvolvidos que está a habituada a ir ao supermercado regularmente abastecer todas as necessidade alimentares básicas e não só.
Crise_Alimentar

 Á algum tempo atrás falei no impacto dos combustíveis fosseis(petróleo) sobre a produção alimentar e de como o aumento do preços do petróleo, contribui directamente para a inflação de todos os alimentos. Infelizmente não é só a contínua subida do preço do petróleo, que irá precipitar a crise que se avizinha, existem factores , económicos(especuladores), físicos etc. 



Então vamos lá aos sinais:

Petróleo

#-O preço do petróleo pode ser o factor mais importante desta lista. A produção, transporte e conservação dos  alimentos é fortemente dependente do petróleo.. Não admira que  com a subida dos preços do petróleo, o sistema de produção de alimentar  se torne cada vez mais caro. 

#- O mundo pode enfrentar uma grave escassez de fertilizantes num futuro a médio prazo. E segundo cientistas do Global Phosphorus Research Initiative, o mundo não vai ter o suficiente de fósforo para atender a demanda agrícola , em apenas 30 a 40 anos .

#-Devido aos subsídios ao etanol nos EUA, quase um terço de todo o milho cultivado nos Estados Unidos é agora usado para o combustível. 

Água

#-Reservas de água subterrânea em todo o mundo estão a ser reduzidas a uma taxa alarmante, devido a "extracção excessiva". Segundo o Banco Mundial, existem 130 milhões de pessoas na China e 175 milhões de pessoas na Índia, que estão a explorar os aquíferos mais rápido do que se podem regenerar. 

#- Nos Estados Unidos, a redução sistemática do Aqüífero Ogallala pode eventualmente extinguir uma das maiores reservas de água dos E.U.A 

#-Devido à falta de água, alguns países do Oriente Médio são obrigados a confiar quase que totalmente a outras nações para alimentos básicos. Por exemplo, ele está sendo projetado que não haverá mais produção de trigo na Arábia Saudita até o ano 2012

#- O Mundo está perdendo o solo a uma velocidade espantosa. De fato, de acordo com Lester Brown , "um terço das terras cultiváveis ​​do mundo está perdendo a camada superficial do solo mais rápido, do que está se formando novos através de processos naturais".

Acidentes| Doenças

#-O tsunami e a posterior crise nuclear  do Japão tornaram vastas áreas agrícolas inutilizáveis. De facto, há muitos que acreditam que, eventualmente, uma parcela significativa do norte do Japão será considerado inabitável . Não só isso, muitos estão convencidos de que a economia japonesa, a terceira maior economia do mundo, irá provavelmente entrar em colapso.

#-Doenças como a ferrugem do trigo Ug99 provocam a redução da oferta mundial de alimentos .

Economia

#-Segundo o Banco Mundial, o preço global dos alimentos aumentou 36%nos últimos 12 meses.
#-O preço do trigo  subiu aproximadamente o dobro desde o Verão passado.
#-O preço  do milho também subiu o dobrou desde o último verão.
#-O preço da  soja é de subiu cerca de 50% desde junho passado.
#-O preço do sumo de laranja dobrou desde 2009.
#-A inflação alimentar está a devastae as economias ao redor do globo.Por exemplo, a Índia está lidando com um alimento taxa de inflação anual de 18 por cento.

#-Segundo a Organização das Nações Unidas, o preço global dos alimentos atingiu um novo máximo histórico em fevereiro.

#-2011 está a ser  um dos mais loucos anos desde a 2ª Guerra Mundial. As revoluções no  Médio Oriente, a Europa à beira de um colapso financeiro e a degradação do dólar . Nada disto é uma boa notícia para a produção global de alimentos.

Factos
#- De acordo com o Banco Mundial, 44 milhões de pessoas em todo o Mundo  foram  para a pobreza extrema desde junho passado por causa dos preços dos alimentos.
#- Há cerca de 3 mil milhões de pessoas no mundo que vivem com o equivalente a 2 dólares por dia ou menos, antes mesmo do início deste ano.
Artigos Relacionados


2 comentários:

  1. Olá Carlos,
    Vai de mal a pior este nosso "desenvolvimento".
    Post esclarecedor que merece divulgação.
    É o que farei.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Podem assinar e divulgar?

    Petição pela proibição do cultivo de variedades de organismos geneticamente modificados (OGM) na Região Autónoma dos Açores

    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N9685

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...