quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Energia Nuclear, não é uma fonte de energia?

The International Forum on Globalization lançou um PDF com um apanhado geral sobre a energia nuclear, e entre muitas afirmações, a que salta mais á vista é  “ A energia investida nos processos de mineração, processamento e transporte do Urânio bem como na construção, operação e desmantelamento da central nuclear é aproximadamente igual á energia que a mesma central nuclear poderá produzir na sua vida útil”

reactor nuclear

Por outras palavras é afirmado que a energia nuclear não chega a ser uma fonte de energia.

E para este estudo nem foi contabilizada a energia necessária para conter o lixo nuclear nos próximos milhões de anos.

Então vejamos um diagrama onde é esquematizada a vida de uma central nuclear.

Energia Nuclear 

Da esquerda para a direita são contabilizados os anos da central nuclear(só 150 anos), está dividido em 3 fases, construção, vida útil e desmantelamento e a cada unidade de tempo corresponde uma quantidade de energia (consumida ou produzida), pode-se concluir que uma central nuclear produz uma quantidade E1 de energia bruta(azul), mas a quantidade de energia que será utilizada por a sociedade, a energia liquida E3 (verde) é só pequena parcela do total produzido. Olhando para o gráfico fica-se com a sensação de que E3 ainda é uma quantidade considerável de energia, mas o gráfico não passa de isso mesmo um esquema , para sabermos o E3 ou EROEI da Energia Nuclear teremos que olhar aos números.

Existem alguns estudos sobre o EROEI da energia nuclear, o mais antigos sugerem um EROEI de 10:1, até é razoável comparado com as Tar Sands do Canada, mas estudos mais recentes colocam a energia nuclear com um EROEI abaixo dos 5:1 no caso mais pessimista 1,86:1, este sim já está ao nível das Tar Sands. Estima-se que para estabelecer uma sociedade industrial seja necessário um EROEI de 5:1, pode-se tirar a conclusões.

Continuando no Gráfico e sabendo que a vida útil de um Central nuclear é de 40 anos, sendo que este tempo é sempre alargado pois passar da fase 2 (vida útil) para  para fase 3 (desmantelamento), é um salto para o precipício, em termos energéticos, para não falar nos custos financeiros. Segundo IEA (International Energy Agency), 75% do reatores nucleares na Europa estão nos últimos anos de vida, a idade media das centrais nucleares a nível mundial é de 25 anos.

Estão estamos assim: pode-se dizer que os europeus estão com um ar de fim de festa, vem ai a conta!!!

Energia Nuclear1

Segundo a European Nuclear Society existem 196 centrais nucleares na Europa das quais 75% (147) irão fechar nos próximos anos, se levarmos em conta o exemplo da Suíça que vai fechar as suas 5 centrais nucleares, e prevê que os custos de 20 anos de trabalhos ascendam aos 17 mil milhões de Euros, temos aqui um bom nível de comparação é só fazer as contas, e para não falar que no caso da Suíça, irá perder cerca de 40% da produção de energia.

Porque não se falou do custo de possíveis acidentes, e só por curiosidade, a Ucrânia estima que já gastou 170 mil milhões de dólares com o acidente de Chernobyl, em termos energéticos é impossível fazer o balanço. 

Fontes: Publico, TheOilDrum, finfacts, nuclearfreeplanet

Artigos relacionados

O custo da produção de Petróleo

Eficiência e Captação de Energia

2 comentários:

  1. Olá Carlos... Pois é os dados estão por aí... mas a "Realidade" transmitida pela "Caixa Mata Cérebros" é a oposta... e claro que a MAIORIA acredita que o NUCLEAR é melhor que nada!

    Se não viste ainda... vai aqui e vê o documentário... vale a pena!

    ResponderEliminar
  2. Já tinha visto, acho que foi dos primeiros posts que vi lá no teu quiosque. ahah

    saudações

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...