terça-feira, 1 de novembro de 2011

7mil milhões Vs recursos naturais

Ontem teoricamente, o nosso planeta passou a ter mais de 7 mil milhões de habitantes humanos, o que é sinónimo de um aumento da demanda de recursos naturais, aqui ficam uma lista dos 6 recursos que irão ser mais pressionados, como aumento do nosso numero.

7 mil milhoes


1. Água

Água doce só  representa 2,5% do volume total de água do mundo, que é cerca de 35 milhões de km3. Mas, considerando 70% da água doce que está na forma de gelo e cobertura de neve permanente e que só temos acesso a 200 mil km3 de água doce em geral, não é surpreendente que a demanda por água em breve poderá exceder a oferta. A Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas está prevendo que em 2025, 1,8 mil milhões de pessoas estarão vivendo em países ou regiões com escassez de água absoluta, portanto 25% da população mundial, coisa pouca.


2. Petróleo

O medo de atingir o pico do petróleo continua a assombrar a indústria do petróleo. A BP Statistical Review of Energy concluiu que as reservas comprovadas em 2010 chegam aos 188 milhões de toneladas  de petróleo,dando como certo que todas estas reservas serão recuperáveis e a produção mundial permaneça ao ritmo atual só teremos petróleo para os próximos 46 anos

 


3. Gás natural

Um quadro semelhante ao petróleo existe para o gás natural, com gás com reservas comprovadas no final de 2010 para atender 58,6 anos da produção global

 


4. Fósforo

Sem este elemento, as plantas não podem crescer. Essencial para fertilizantes, fosfato de rocha é encontrado somente em alguns de países, incluindo os EUA, China e Marrocos. Com a necessidade de alimentar 7 bilhões de pessoas, os cientistas da Iniciativa Global Research Fósforo prever que poderá ficar sem fósforo em 50 a 100 anos, a menos que novas reservas do elemento sejam encontradas.


5. Carvão

Tem a maior reserva  de todos os combustíveis fósseis , mas mesmo a China e outros países em desenvolvimento continuam a aumentar o seu apetite para o carvão, a demanda poderia finalmente superar a oferta. Assim temos carvão suficiente para atender 188 anos da produção global.


6. Elementos raros

Escândio e térbio são apenas dois dos 17 minerais de terras raras que são usados ​​em tudo, desde os poderosos íman em turbinas eólicas para os circuitos eletrônicos em smartphones. Os elementos não são tão raros como o próprio nome sugere, mas atualmente 97% da oferta mundial vem da China e eles podem restringir os fornecimentos à vontade. Reservas exatas não são conhecidas.Ver mais

Fonte.Guardian 

 

Artigos relacionados

A era do Petróleo Barato, acabou !!!

O custo da produção de Petróleo

2 comentários:

  1. Olá

    Mas nada disto é dito À MANADA... aliás verificou-se exactamente o oposto... os países quase que andam À pancada para poderem afirmar que "O bebé 7MM é nosso".

    Continuamos para DOBRO ou NADA?

    ResponderEliminar
  2. Voz
    14mil milhões de pessoas são mais produtivas que 7mil milhões, talvez haja vontade de que cheguemos ao dobro, se entretanto, não nos auto destruirmos.
    O que me parece uma hipótese bastante provável.

    Por que isto não é exposto á "manada", a resposta está no novo post..

    Saudações

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...