Primeiramente está crise que estará para vir só será novidade para a maioria da população dos países desenvolvidos que está a habituada a ir ao supermercado regularmente abastecer todas as necessidade alimentares básicas e não só.
Á algum tempo atrás falei no impacto dos combustíveis fosseis(petróleo) sobre a produção alimentar e de como o aumento do preços do petróleo, contribui directamente para a inflação de todos os alimentos. Infelizmente não é só a contínua subida do preço do petróleo, que irá precipitar a crise que se avizinha, existem factores , económicos(especuladores), físicos etc.
Então vamos lá aos sinais:
Petróleo
#-O preço do petróleo pode ser o factor mais importante desta lista. A produção, transporte e conservação dos alimentos é fortemente dependente do petróleo.. Não admira que com a subida dos preços do petróleo, o sistema de produção de alimentar se torne cada vez mais caro.
#- O mundo pode enfrentar uma grave escassez de fertilizantes num futuro a médio prazo. E segundo cientistas do Global Phosphorus Research Initiative, o mundo não vai ter o suficiente de fósforo para atender a demanda agrícola , em apenas 30 a 40 anos .
#-Devido aos subsídios ao etanol nos EUA, quase um terço de todo o milho cultivado nos Estados Unidos é agora usado para o combustível.
Água
#-Reservas de água subterrânea em todo o mundo estão a ser reduzidas a uma taxa alarmante, devido a "extracção excessiva". Segundo o Banco Mundial, existem 130 milhões de pessoas na China e 175 milhões de pessoas na Índia, que estão a explorar os aquíferos mais rápido do que se podem regenerar.
#- Nos Estados Unidos, a redução sistemática do Aqüífero Ogallala pode eventualmente extinguir uma das maiores reservas de água dos E.U.A
#-Devido à falta de água, alguns países do Oriente Médio são obrigados a confiar quase que totalmente a outras nações para alimentos básicos. Por exemplo, ele está sendo projetado que não haverá mais produção de trigo na Arábia Saudita até o ano 2012.
#- O Mundo está perdendo o solo a uma velocidade espantosa. De fato, de acordo com Lester Brown , "um terço das terras cultiváveis do mundo está perdendo a camada superficial do solo mais rápido, do que está se formando novos através de processos naturais".
Acidentes| Doenças
#-O tsunami e a posterior crise nuclear do Japão tornaram vastas áreas agrícolas inutilizáveis. De facto, há muitos que acreditam que, eventualmente, uma parcela significativa do norte do Japão será considerado inabitável . Não só isso, muitos estão convencidos de que a economia japonesa, a terceira maior economia do mundo, irá provavelmente entrar em colapso.
#-Doenças como a ferrugem do trigo Ug99 provocam a redução da oferta mundial de alimentos .
Economia
#-Segundo o Banco Mundial, o preço global dos alimentos aumentou 36%nos últimos 12 meses.
#-O preço do trigo subiu aproximadamente o dobro desde o Verão passado.
#-O preço do milho também subiu o dobrou desde o último verão.
#-O preço da soja é de subiu cerca de 50% desde junho passado.
#-O preço do sumo de laranja dobrou desde 2009.
#-A inflação alimentar está a devastae as economias ao redor do globo.Por exemplo, a Índia está lidando com um alimento taxa de inflação anual de 18 por cento.
#-Segundo a Organização das Nações Unidas, o preço global dos alimentos atingiu um novo máximo histórico em fevereiro.
#-2011 está a ser um dos mais loucos anos desde a 2ª Guerra Mundial. As revoluções no Médio Oriente, a Europa à beira de um colapso financeiro e a degradação do dólar . Nada disto é uma boa notícia para a produção global de alimentos.
Factos
#- De acordo com o Banco Mundial, 44 milhões de pessoas em todo o Mundo foram para a pobreza extrema desde junho passado por causa dos preços dos alimentos.
#- Há cerca de 3 mil milhões de pessoas no mundo que vivem com o equivalente a 2 dólares por dia ou menos, antes mesmo do início deste ano.
Fonte.The Economic Collapse
Artigos Relacionados
Olá Carlos,
ResponderEliminarVai de mal a pior este nosso "desenvolvimento".
Post esclarecedor que merece divulgação.
É o que farei.
Obrigada
Podem assinar e divulgar?
ResponderEliminarPetição pela proibição do cultivo de variedades de organismos geneticamente modificados (OGM) na Região Autónoma dos Açores
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N9685